TOLEDOL, o blog sobre RAC

Reportagem com Auxílio do Computador (RAC) e jornalismo investigativo

Colecionando CPFs e CNPJs

Se ainda não tem, trate de começar: uma boa coleção de CPFs e CNPJs serve de base para muitas investigações de interesse jornalístico. Com esses códigos você é capaz de descobrir se uma pessoa declarou Imposto de Renda, o endereço de uma empresa e se ambas conseguem obter uma certidão negativa de débitos no site da Secretaria da Receita Federal, por exemplo.

Onde encontrar CNPJs e CPFs legalmente?

Tem dicas de onde encontrar CPFs e CNPJs? Escreva um comentário para esta nota. Já há alguns, vale ler.

Boas sugestões do Daniel Haidar:

Minha sugestão é jogar o nome da empresa ou da pessoa em sites da Justiça, porque alguns deles indicam o número do CPF na própria qualificação das partes ou na transcrição da sentença.

Este site aqui faz uma busca em vários tribunais brasileiros e internacionais e pode servir para descobrir onde estão os processos http://br.vlex.com/

Dois sites que frequentemente divulgam CPF/CNPJ são o da Justiça Estadual e o da Justiça Federal
http://www.jfsp.gov.br/
http://www.tj.sp.gov.br/

Anúncios

Written by Jose Roberto de Toledo

16/07/2009 às 3:41

11 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Alem de tudo isto que esta acima pelos colegas gostaria de acrescentar.
    Em ultima instancia nada como o bom e velho “amigo” seja ele policial, fiscal, ou mesmo bancário, ou qualquer um que tenha o sistema Serasa, Sibraiva Check Check e outros .
    Até porque em sites internacionais de registro.com, não tem CPF, mas tem nome, e nome os “amigos” citados chegam não só ao CPF, mas em outras informações de interesse jornalístico.

    nasser mustafa

    28/07/2009 at 21:54

  2. […] um comentário » Por causa do post anterior (Colecionando CPFs e CNPJs), me perguntam sobre os diferentes estágios de uma disputa entre um contribuinte e o Leão. Não […]

  3. Mais algumas formas de achar CNPJ. Queria saber outras pra achar o CPF.

    Empresas listadas na Bovespa têm o CNPJ divulgado junto com dados financeiros em http://www.bovespa.com.br/Principal.asp >>>> Menu Empresas – Para Investidores – Empresas Listadas

    Importadoras e exportadoras, sejam pessoas físicas ou jurídicas, têm CNPJ/CPF divulgados na rede Aliceweb, na opção do menu “Tabelas Auxiliares” em “importadores/exportadores”, basta informar parte do nome da empresa/pessoa no campo “palavra-chave”: http://aliceweb.desenvolvimento.gov.br/

    Se for uma empresa financiada pelo BNDES, é possível obter em http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/BNDES_Transparente/Consulta_as_operacoes_do_BNDES/

    Se forem proprietários de imóveis que pagam laudêmio:
    http://atendimentovirtual.spu.planejamento.gov.br/

    Pagando, dá pra acessar CNPJ de qualquer empresa aberta em São Paulo de forma rápida. Nos outros estados, acho que as juntas ainda não estão digitalizadas o que torna a consulta mais lenta. De graça, é possível obter o número do registro estadual (NIRE) em São Paulo, mas não sei se com esse número é possível obter o CNPJ em algum banco de dados gratuito:
    http://www.juntadigital.com.br

    Daniel Haidar

    16/07/2009 at 20:28

  4. Toledo, parabéns pelo blog. Ótima iniciativa.
    Minha sugestão é jogar o nome da empresa ou da pessoa em sites da Justiça, porque alguns deles indicam o número do CPF na própria qualificação das partes ou na transcrição da sentença.

    Este site aqui faz uma busca em vários tribunais brasileiros e internacionais e pode servir para descobrir onde estão os processos http://br.vlex.com/

    Dois sites que frequentemente divulgam CPF/CNPJ são o da Justiça Estadual e o da Justiça Federal
    http://www.jfsp.gov.br/
    http://www.tj.sp.gov.br/

    Abraços!

    Daniel Haidar

    16/07/2009 at 17:51

  5. Toledo, e no caso de uma empresa brasileira (ou pessoa física) que tenha registrado apenas o domínio .com? Fica impossível descobrir CPF/CNPJ através dele?

    Rafael Abraham

    16/07/2009 at 14:44

    • Não é possível porque o “whois” dos sites norte-americanos não demanda o CNPJ/CPF por serem números de interesse apenas dos brasileiros.

      zerotoledo

      16/07/2009 at 17:45

  6. De cara o blog já está muito interessante!! Me inscrevi para o curso online, espero poder fazer também.

    Acho que tema rende tenta coisa, o que já achei de personagem bom em Orkut e blogs…

    abraços!

    egitoebrasil

    16/07/2009 at 13:19

  7. Prá quem cobre São Paulo (principalmente o município, mas o Estado tb), uma ideia é jogar o nome da empresa entre aspas na busca avançada do http://www.imprensaoficial.com.br. Sempre tem alguma relação com o poder público que permite saber o CNPJ: ou a empresa tem contrato, ou é uma farmacêutica e precisa de autorização da vigilância sanitária municipal etc. Outro esquema bom é o http://www.sintegra.gov.br, mas precisa ter a inscrição estadual. Além de nome e CNPJ, traz endereço, atividade etc.
    abs.

    Vitor

    16/07/2009 at 10:38

    • Boa dica!

      zerotoledo

      16/07/2009 at 11:07

  8. Boa iniciativa, Toledo! O blog já se encontra no meu favoritos. Um ótima contribuição para ao jornalismo investigativo.

    Jeso Carneiro

    16/07/2009 at 9:53

    • Muito obrigado, Jeso. Volte sempre.

      zerotoledo

      16/07/2009 at 11:07


Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: