TOLEDOL, o blog sobre RAC

Reportagem com Auxílio do Computador (RAC) e jornalismo investigativo

Pesquise as empresas que têm financiamento do BNDES

O BNDES é o principal braço do governo federal para financiar empresas. Sua mais recente lista de operações mostra que apenas entre abril de 2008 e março passado o banco fechou contratos de financiamento, diretos e indiretos, num total de R$ 48,3 bilhões para grandes companhias. O site da instituição publica, a cada trimestre, um balanço dos últimos 12 meses de operações de financiamento. Mas os arquivos estão em formato PDF e foram divididos por áreas e tipos de operação. Para facilitar, juntei tudo em um só banco de dados. Para pesquisar, clique em “search” e aplique os filtros que quiser nos campos que vão se abrir. Para reordenar a tabela, clique no cabeçalho da coluna pela qual quer fazer a classificação e escolha “sort”.

O jornalisticamente mais interessante é cruzar essa base de dados com outras, como por exemplo, financiadores de campanha, empresas que têm problemas com a Receita Federal, ou mesmo a lista do trabalho escravo do Ministério do Trabalho (já fiz esse cruzamento e não achei nenhuma correspondência). A base de financiados do BNDES também é uma boa fonte de informação sobre CNPJs das principais empresas do país.

A cerca de 15 meses da sucessão presidencial, é por essa época que começam a se formar alianças fundamentais para o destino da eleição. Uma das mais importantes é entre presidenciáveis e grupos econômicos que vão dar o apoio financeiro necessário para sustentar a campanha eleitoral. Alguns setores tendem a apoiar o candidato governista, não por serem politicamente conservadores ou progressistas, mas pelos interesses que têm em jogo. Chamados de heróis pelo presidente Lula, os usineiros parecem tender mais para Dilma do que para Serra. Reclamam da política ambiental do tucano e temem mudanças de rumo na economia. Ajuda também o fato de o setor ter levantado R$ 5,3 bilhões nos últimos 12 meses junto ao BNDES.

MAKING OF

Para montar o banco de dados com as operações do BNDES, copiei e colei no Excel, coluna por coluna, as tabelas que estavam em PDF no site do banco. Com os dados organizados, criei um aplicativo no Zoho Creator colando os dados da tabela de Excel.

Anúncios

Written by Jose Roberto de Toledo

24/07/2009 às 8:25

7 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Em tempo: no http://twitter.com/myEN, você pode salvar seus posts lá do Twitter direto na sua conta do Evernote. Se for válido…

    Rafael

    25/07/2009 at 1:05

    • Boa dica. Vou adotar.

      zerotoledo

      25/07/2009 at 12:22

  2. Toledo, ajude cá o foca: como você faz o cruzamento entre os BDs? No Zoho, FileMaker ou na raça?

    Abração!

    Rafael

    25/07/2009 at 0:35

    • Relação, relação mesmo, só no FileMaker. O Zoho quebra um galho, mas não resolve.

      zerotoledo

      25/07/2009 at 12:23

  3. Você sabe se o SIMP (Sistema de informações de movimentação de produtos) permite acesso a nós jornalistas?

    Felipe Siston

    24/07/2009 at 18:48

    • Não sei, Felipe. Vou tentar descobrir na próxima semana.

      zerotoledo

      24/07/2009 at 23:30

  4. Vlw pelo serviço!

    Rennan Setti

    24/07/2009 at 15:30


Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: