TOLEDOL, o blog sobre RAC

Reportagem com Auxílio do Computador (RAC) e jornalismo investigativo

O futuro dos jornais e jornalistas, segundo o editor da Wired

Chris Anderson, editor da Wired Magazine (revista dos EUA especializada em tecnologia), diz que só sobreviverão os jornais e jornalistas que agregam valor à internet. O interesse do público, diz ele, é muito local ou totalmente global. O que estiver no meio do caminho pode não ter futuro. Ou seja, pequenos jornais locais podem sobreviver se fizerem a melhor cobertura de sua comunidade, e o NYT deve sobreviver por causa de sua  cobertura sobre o mundo. Mas o San Francisco Chronicle, e sua cobertura da área da baia de São Francisco, pode ver seus dias chegarem ao fim.

A microcobertura, de seis quarteirões em torno da casa de cada um de nós, afirma Anderson, deve acabar nas mãos dos “amadores”, dos blogueiros, e haverá alguma solução tecnológica para agregar esse conteúdo e distribuí-lo.

Anderson também questiona se os jornalistas devem continuar fazendo o que sempre fizeram, como por exemplo ir às centenas para cobrir um mesmo evento (muitas vezes da mesma maneira).

Para quem compreende inglês, eis o link da entrevista dele dada na Los Angeles Public Library este mês, e veiculada pela Fora.TV.

Anúncios

Written by Jose Roberto de Toledo

29/07/2009 às 18:00

Publicado em Uncategorized

Tagged with

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Tem também a ótima que ele deu pra Der Spigel (não que eu concorde com muito do que ele diz…):

    http://www.spiegel.de/international/zeitgeist/0,1518,638172,00.html

    Abs!

    Rafael

    29/07/2009 at 22:51


Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: