TOLEDOL, o blog sobre RAC

Reportagem com Auxílio do Computador (RAC) e jornalismo investigativo

O dia em que o Twitter ajudou o jornalismo

Envie pelo Twitter

Envie pelo Twitter

As eleições no Irã já haviam mostrado o potencial do Twitter para divulgação de notícias que não saem na imprensa. Nesta quinta, três histórias mostraram como o Twitter pode ser uma ferramenta importante para ajudar o jornalismo -da apuração à divulgação, passando pelo financiamento.

A explosão da loja de fogos de artifício em Santo André teve cobertura ao vivo pelo Twitter feita pelo “Diário do Grande ABC”, @DGABC. De cara, já corrigiu o número exagerado de mortos que alguns portais chegaram a publicar. E seguiu com notícias pontuais, mas relevantes, sobre o resgate. A @CNNChile usou posts de jornalistas brasileiros no Twitter para reforçar sua cobertura. Logo após o acidente, vários twitts indicavam, com links para o Google Maps, o local exato da explosão e os nomes, endereços e telefones de empresas vizinhas (possíveis fontes).

A jornalista paraguaia Mabel Rehnfeldt, @MRehnfeldt, repórter investigativa do jornal ABC Color, entrevistou o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, e, enquanto o fazia, publicava trechos no Twitter. Depois ela veiculou, via microblog, o endereço para fazer o download do áudio da entrevista. Seu trabalho ganhou, assim, repercussão internacional imediata.

Finalmente, teve-se notícia de que um jornal de Austin, no Texas (EUA), o Statesman, conseguiu vender seu primeiro anúncio no Twitter, a ser visto por seus cerca de 14 mil seguidores. Cobrou US$ 150,00. Pode ser uma vela no fim do túnel…

Anúncios

Written by Jose Roberto de Toledo

24/09/2009 às 22:33

Publicado em Jornalismo digital

Tagged with

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Que fique bem registrado este dia. No mais, o Twitter se transformou numa central de egocentrismo de adolescentes… visão radical? sei lá! é muito “eu” o Twitter…

    Rodrigo Alves

    28/09/2009 at 19:34

  2. […] O dia em que o Twitter ajudou o jornalismo « TOLEDOL, o blog sobre RAC toledol.com.br/2009/09/24/o-dia-em-que-o-twitter-ajudou-o-jornalismo – view page – cached As eleições no Irã já haviam mostrado o potencial do Twitter para divulgação de notícias que não saem na imprensa. Nesta quinta, três histórias mostraram como o Twitter pode ser uma ferramenta importante para ajudar o jornalismo -da apuração à divulgação, passando pelo financiamento. — From the page […]


Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: