TOLEDOL, o blog sobre RAC

Reportagem com Auxílio do Computador (RAC) e jornalismo investigativo

Links, Links, Links

with one comment


LISTA DE SITES ÚTEIS PARA UMA INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA

Políticos do Brasil (www.politicosdobrasil.com.br) – banco de dados elaborado pelo jornalista Fernando Rodrigues sobre candidatos a cargos eletivos em todo o Brasil de 1998 a 2008. Disponibiliza dados eleitorais e patromoniais dos políticos, incluindo seu CPF. As declarações de bens são as apresentadas por eles à Justiça Eleitoral.

Às Claras (www.asclaras.org.br) – site mantido pela Transparência Brasil com a relação dos financiadores de campanha de cada candidato nas últimas eleições. Totaliza os dados de contribuição por candidato e por doadores. É uma fonte para levantar CPFs e CNPJs, embora muitos desses números estejam incorretos.

Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) – site da Secretaria da Receita Federal. Permite pesquisar a situação cadastral de pessoas físicas e jurídicas, descobrir se uma pessoa entregou declaração de Imposto de Renda, se uma pessoa se declarou isenta de pagar IR e qual a situação de uma pessoa ou de uma empresa/entidade perante o Fisco e  a PGFN (via certidão negativa de débitos). Também permite saber, mesmo com alguma dose de trabalho, quais empresas/pessoas recorreram ao Refis (programa de parcelamento de dívidas tributárias).

Site do Condado de Miami (http://gisims2.miamidade.gov/myhome/propmap.asp) – Permite buscar, pelo nome, todos os donos de imóveis no condado de Miami. É útil para conferir se a declaração de bens de políticos apresentada à Justiça Eleitoral (Controle Público) confere com o valor real do imóvel. Quando for fazer a pesquisa, tente todas as possibilidades possíveis de grafia do sobrenome do político, pois muitas vezes a grafia norte-americana não bate com a brasileira. Também é útil pesquisar pelo nome de parentes dos políticos.

Datasus (www.datasus.gov.br) – Site do Ministério da Saúde, muito útil para pesquisar informações sobre mortalidade (inclusive assassinatos), internações hospitalares (doenças mais frequentes) e transferência de recursos da saúde para hospitais, entre outras coisas. Tem abrangência nacional com informações detalhadas por município.

Aliceweb (http://aliceweb.desenvolvimento.gov.br/) – Melhor banco de dados online sobre comércio exterior brasileiro. É mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior. Após preencher um breve cadastro, você ganha acesso, mediante senha, à interface do BD. Ali você pode, por exemplo, pesquisar o valor mensal da balança comercial desde 1996, com todos os países ou apenas um país/bloco comercial. Mas as maiores possibilidades aparecem ao pesquisar o detalhamento das exportações e importações. Dá para saber, no limite, quantas toneladas de frango o Brasil exportou para o Iraque em março de 2001… E quanto ganhou com isso.

Written by Jose Roberto de Toledo

23/07/2009 às 17:35

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. achei interessante este site,se gostar acrecenta ele.
    http://www.usp.br/proin/inventario/

    nasser mustafa

    02/08/2009 at 22:24


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: