TOLEDOL, o blog sobre RAC

Reportagem com Auxílio do Computador (RAC) e jornalismo investigativo

Livros, jornalistas e jornalismo

leave a comment »


Alguns livros necessários, sobre jornalismo, ou escrito por jornalistas. Volte sempre, que a lista vai ser alimentada aos poucos. Deixe também sua sugestão, nos comentários.

  • The New Precision Journalism, de Philip Meyer. É uma atualização feita em 1991 do livro fundador do RAC, escrito originalmente entre 1969 e 1970. É  a base teórica do jornalismo de precisão escrita por seu “inventor”. Apesar dos anos, é uma obra ainda muito útil. Para quem pretende se aprofundar em RAC, como diria a Folha, não dá pra não ler. Só tem versão em inglês, mas pode ser lido de graça na internet neste endereço.
  • Computer-Assisted Reporting, A Practical Guide, de Brant Houston. É tudo o que o título indica: um guia prático para a reportagem com auxílio do computador. Ilustrado por centenas de imagens capturadas da tela de um computador, é um passo-a-passo para busca de bases de dados na internet, uso de planilha eletrônica para analisar os dados, e um roteiro para montar seu próprio banco de dados. O autor foi diretor-executivo do Investigative Reporters and Editors (IRE) por muitos anos e hoje comanda um Knight Center. Deu vários cursos de RAC no Brasil e ajudou a disseminar o RAC ao sul e ao norte do rio Grande. O livro, em inglês, pode ser comprado no site do IRE.
  • Jornalismo 2.0 – Como Sobreviver e Prosperar, um guia de cultura digital na era da informação, de Mark Briggs. No prefácio, Philip Meyer comparou-o a um livro de receitas. E é isso mesmo: como enviar notícias por RSS, como converter fitas para mp3, como usar uma câmera digital para ilustrar suas matérias e por aí vai. O melhor é que o livro foi traduzido para o português pelo Knight Center for Journalism in the Americas e pode ser baixado em formato PDF de graça da internet. Dá até para imprimir.

Written by Jose Roberto de Toledo

31/08/2009 às 5:11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: